caroline lm JiBssiZVPZA unsplash Sua Saúde Em Primeiríssimo Lugar!
Caroline LM na Unsplash

Saúde Bucal na Gestação: por que a atenção deve ser redobrada durante a gravidez

Alterações metabólicas podem afetar o quadro odontológico

Alterações metabólicas podem afetar o quadro odontológico

A Fédération Dentaire Internationale (FDI) divulgou no ano passado que cerca de 90% da população mundial enfrentará algum tipo de patologia bucal ao longo da vida, sendo a cárie uma das mais críticas no Brasil. Para minimizar esses problemas e detectá-los precocemente, a conscientização e prevenção são essenciais, especialmente durante a gestação, quando as mulheres passam por significativas alterações metabólicas e emocionais.

Pesquisas indicam que gestantes são mais suscetíveis a doenças periodontais, o que pode impactar tanto a saúde da mãe quanto a do bebê. Estudo publicado na Journal of Clinical Periodontology revela que a prevalência de gengivite em gestantes é de aproximadamente 60-75% devido às mudanças hormonais. Além disso, a periodontite, uma forma mais grave de doença gengival, pode estar associada a complicações como parto prematuro e baixo peso ao nascer . “Mãe e bebê requerem uma atenção especial e tratamentos diferenciados”, afirma o Dr. Cesar Rodrigues, especialista em Implantodontia, Mestre em Odontologia Digital e Especialista em Odontologia Estética. O Dr. Cesar Rodrigues destaca que o período mais adequado para atendimento e tratamento odontológico é entre o terceiro e o sexto mês da gestação. No entanto, em casos de urgência, a gestante pode ser tratada em qualquer período, pois são seguidos protocolos criteriosos para garantir a segurança da mãe e do bebê.

Dr. Cesar Rodrigues Sua Saúde Em Primeiríssimo Lugar!
Dr. Cesar Rodrigues

Dicas Básicas, Mas Essenciais:

  • A escovação regular e o uso do fio dental são fundamentais e indispensáveis.
  • Nos primeiros meses de gestação, deve-se agendar uma consulta para verificar a saúde bucal.

“As doenças mais comuns durante a gestação incluem gengivite gestacional, caracterizada por inflamação e sangramento nas gengivas, e periodontite, uma forma mais grave de doença gengival que pode atingir o osso. Além disso, o aumento dos níveis de ácido na boca, devido às mudanças hormonais, pode elevar o risco de cáries. Alterações nos hormônios e mudanças na flora bacteriana bucal também podem causar mau hálito, conhecido como halitose”, pontua Dr. Cesar.

O especialista ainda ressalta que, durante a gravidez, o bruxismo — hábito de ranger ou apertar os dentes — pode se intensificar devido às alterações metabólicas e ao aumento da tensão. Para essa questão, é recomendável o uso de Placa Miorrelaxante.

Mais informações: Instagram @drcesarrodrigues