Quem nunca ouviu alguém dizer que sente alguma dor antes de chover? Mas até para os mais céticos é possível afirmar que essa relação não é um mito, o clima pode mesmo afetar dores articulares.
Com a chegada do inverno, neste dia 20 de junho, haverá uma mudança climática importante que pode, dentre outras coisas, aumentar dores, isso ocorre devido às respostas naturais do organismo contra baixas temperaturas, explica o neuro-ortopedista, Dr. Luiz Felipe Carvalho.
“Nosso corpo possui mecanismos naturais para se proteger do frio, como a contração muscular involuntária e a vasoconstrição, quando os vasos sanguíneos se contraem, afetando a circulação, o que contribui para o aumento da intensidade de dores, além de alterações de receptores de pressão chamados baroceptores que são alterados quando temos alguma degeneração ou lesão nas articulações, com o aumento da pressão atmosférica que ocorre nos dias que antecedem a chuva podemos ter aumento de percepção e sensibilização destes receptores com o aumento da percepção de dor”.
“Além disso, quando a temperatura cai, o líquido sinovial, presente nas articulações, se torna um pouco mais espesso, fazendo com que as articulações pareçam mais rígidas, o que afeta principalmente pessoas com problemas articulares anteriores”, explica.
Hábitos do inverno também podem afetar ass articulações
Além dos efeitos da temperatura no organismo, a menor frequência de atividades físicas contribui para piorar dores.
“No inverno é comum que a frequência de atividades físicas e tarefas mais cotidianas que incluam movimentar as articulações sejam reduzidas, isso contribui também para a tensão no local e, consequentemente, o aumento das dores. Outro ponto importante é a menor quantidade de água que as pessoas costumam beber no tempo frio”, alerta o Dr. Luiz Felipe Carvalho.
Como se proteger dos efeitos da queda de temperatura nas dores articulares?
- Mantenha-se aquecido: Use roupas quentes e camadas extras para proteger as articulações do frio;
- Faça alongamentos: Pratique alongamentos diários para manter a flexibilidade das articulações;
- Hidrate-se bem: Beba bastante água para manter o líquido sinovial em bom estado e as articulações devidamente hidratadas;
- Use compressas quentes: Aplicar calor nas áreas doloridas pode aliviar a rigidez e a dor.