Em um marco histórico para a saúde pública brasileira, o Sistema Único de Saúde acaba de incorporar o medicamento Pretomanida ao seu repertório, sendo o terceiro medicamento inovador nos últimos 50 anos direcionado ao tratamento da tuberculose resistente a medicamentos.
No último dia 21 de setembro, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) aprovou a inclusão da Pretomanida no rol de medicamentos disponíveis para o tratamento da tuberculose no SUS no Brasil.
Para o chefe do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/Ensp/Fiocruz), Paulo Victor Viana, a decisão representa um avanço significativo na luta contra a tuberculose no país, especialmente considerando que poucos medicamentos novos foram introduzidos nas últimas cinco décadas para tratar a doença.
O tratamento, que passar a ser todo via oral, melhora a adesão e diminui os custos para o sistema de saúde. A distribuição nacional do novo medicamento pelo SUS será de responsabilidade do Hélio Fraga, que buscará garantir o acesso rápido e adequado a todos os pacientes. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Deixe uma resposta